História de Arenápolis
 

Arenápolis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º27'01"sul e a uma longitude 56º50'46" oeste, estando a uma altitude de 247 metros. Sua população estimada em 2016 era de 9.576 habitantes. Possui uma área de 416,785 km².

O município surgiu devido a busca do diamante em cascalho farto, e levou centenas de pessoas a partir do século XVIII a ocupar as margens do rio Ribeirão Areias e povoar o vilarejo que seria conhecido como Areias que bem mais tarde se emancipou, tendo o primeiro nome substituído por outro mais sonoro, passando a se chamar Arenápolis.

Em Arenápolis está situado o polo de inacessibilidade do continente sul-americano, ou seja, o local mais distante do oceano a 14.05°S 56.85°W.

A movimentação garimpeira na região do ribeirão Areias, que deu nome ao município, é tão antiga quanto o desenvolvimento histórico de Diamantino. Remonta ao século XVIII.

A formação da cidade

Propriamente dita iniciou-se a partir de ações desencadeadas em 1936, quando garimpeiros devassaram a área da margem direita do Rio Santana, abaixo da confluência com o Ribeirão Areias, descobrindo formações favoráveis à cata do diamante.

Iniciou-se o desmonte do cascalho promissor, sem surpresas, por volta de 1940, batearam as primeiras gemas às margens do Areias. Propagada a descoberta, afluíram à região novos garimpeiros.

Em face dos primeiros contingentes humanos se transferirem em massa para o local, logo se formou um arranchamento pioneiro, uma corrutela garimpeira a que se deu o nome de Areias, em referência ao Ribeirão Areias.

Os primeiros ranchos foram construídos ao sabor dos acidentes naturais. Com o surgimento das primeiras casas comerciais, com novas construções não tão provisórias, houve uma sensível melhoria no arruamento urbano do povoado.

Fundação do município

O município foi criado pela Lei Estadual nº 704, de 15 de dezembro de 1953, de autoria do deputado Humberto Marcílio. A denominação foi alterada para Arenápolis, por entenderem ser mais adequado. No entanto, não tiraram o sentido maior da origem do nome do município que é referência ao Rio Areias

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Arenápolis pela Lei Estadual nº 704, de 15 de dezembro de 1953, sendo este desmembrado do município de Barra do Bugres, foi instalado oficialmente em 05 de fevereiro de 1954, no quadro fixado para vigorar no período de 1954 á 1958, o município até então é somente constituído do distrito sede Arenápolis (ex-povoado de Areias). Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15 de julho de 1960.

Pela lei estadual nº 2069, de 14 de dezembro de 1963, é criado o distrito de Marilândia e anexado ao município de Arenápolis. Pela lei estadual nº 3785, de 30 de setembro de 1976, é criado o distrito de Santo Afonso e anexado ao município de Arenápolis. Em divisão territorial datada de 01 de janeiro 1979, o município é constituído de 3 distritos: Arenápolis, Marilândia e Santo Afonso.

Pela lei estadual nº 5900, de 19 de dezembro de 1991, desmembra do município de Arenápolis o distrito de Nova Marilândia (ex-Marilândia), elevado à categoria de município. Pela lei estadual nº 5909, de 20 de dezembro de 1991, desmembra do município de Arenápolis o distrito de Santo Afonso, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído somente do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.